O Brasil é um país continental que conta com uma diversidade de ambientes que abrigam uma extensa fauna, flora e… Sabores!
E a Bacio di Latte foi atrás desses sabores para produzir gelatos genuinamente brasileiros. Da floresta ao gelato: essa é a missão de nossa série “Origens”. E não faltou aventura!
Origens: da floresta ao gelato
Morar em um país tropical, bonito por natureza e onde se plantado tudo dá, tem suas – inúmeras – vantagens.
Quem é apaixonado pela culinária, encontra aqui uma infinidade de sabores, texturas e aromas espalhados pelas 5 regiões de nosso país.
Quando recebeu a missão de produzir gelatos brasileiros nosso chefe Oliver Kirkham não teve dúvidas: era preciso desbravar o Brasil!
De sua viagem ele trouxe na bagagem 3 sabores do Brasil incríveis que vão te surpreender em todos os sentidos!

Cacau Orgânico da Amazônia:
A primeira parada foi em Tomé-Açu, uma pequena cidade do interior do Pará, localizada no coração da Amazônia, onde nosso chefe aventureiro encontrou a fazenda Haru.
Nela o produtor Jorge promove o cultivo sustentável do cacau brasileiro.
O Brasil é o 5º país do mundo na produção do cacau, mas 90% de toda a fruta cultivada por aqui são dedicadas à exportação e produzidas por um pequeno grupo de empresas.
O pequeno produtor que cuida de sua lavoura em harmonia com a natureza e sem o uso de agrotóxicos é uma exceção. E que sorte a nossa que eles existem!
O cacau orgânico encontrado pelo Chefe Oliver deu origem a um gelato brasileiro cheio de personalidade, com um sabor intenso e delicioso.
Cumaru:
Aproveitando que já estava na região norte, nosso chefe continuou a explorar os sabores da Amazônia.
Foi lá que ele encontrou o Cumaru, conhecido como a baunilha da floresta tropical.
O Cumaru é uma árvore alta – pode chegar a 30 metros de altura – que gera um fruto com polpa fibrosa e esponjosa.
Embora o fruto seja comestível o grande tesouro é sua semente, conhecida como fava-de-cumaru, que possui diversas propriedades medicinais.
Mas não foi isso que chamou a atenção de nosso chefe e sim seu uso na culinária e sua similaridade com a baunilha.
Para deixar esse gelato genuinamente brasileiro ainda mais delicioso, adicionamos pedaços crocantes da nossa querida castanha do Pará!
Um gelato que representa, como nunca, a região norte do Brasil!
Macadâmia Crocante:
Sim, sabemos que a macadâmia não é original de nosso país. Mas é inegável que a fruta australiana se adaptou muito bem ao cerrado brasileiro.
Foi nesse ambiente quente que nosso chefe a encontrou e aproveitou todo seu sabor e crocância para produzir um gelato incrível!
A união da macadâmia crocante com a cremosidade do gelato produz uma experiência única no paladar. E para ficar ainda mais delicioso, adicionamos uma calda caramelizada!
Um gelato brasileiro para quem sabe apreciar as coisas boas da vida.
Em agosto você poderá conferir de perto o resultado desse giro pelo Brasil do nosso chefe e curtir todas as delícias de nossas “Origens”.
Da floresta ao gelato: valorizando os sabores do Brasil, os cuidados com o meio ambiente, os pequenos produtores e, claro, você!
Quer conhecer mais histórias de nossos sabores, ingredientes além de ficar por dentro de todas as novidades? Acompanhe nosso blog e vem junto com a gente! Até a próxima!